Uma família para receber a sua.

Ensino e liderança: princípios fundamentais para um líder-mestre

25-09-2011 01:48

O dom de ensinar é uma capacitação divina para esclarecer, defender e proclamar as verdades inerentes à Palavra e ao Reino de Deus(Rm 12.6,7; I Co 12. 28; IITm 2.2).

O verbo "ensinar" vem do latim insignare e significa instruir, lecionar, educar, doutrinar, dar conhecimento a outrem. Ensinar não é somente transferir conhecimentos de uma cabeça a outra; não é somente comunicar. É fazer pensar, estimular para a identificação e resolução de problemas; é ajudar a criar novos hábitos de pensamento e ação.

Se perguntarmos a um leigo o que significa ensinar, certamente ouviremos as seguintes respostas: “Ensinar é transmitir conhecimentos” ou “é transferir para o aluno tudo aquilo que o professor aprendeu”. Essas proposições estariam corretas se não colocasse o aprendiz na condição de mero espectador.

Por meios de recentes estudos no campo da didática, alguns educadores preferiram considerar o ensino como técnica capaz de formar uma série de condicionamentos. Daí a expressão: “Ensinar é formar hábitos”. Posteriormente, surgiu uma nova definição: “Ensinar é dirigir ou orientar tecnicamente a aprendizagem”. Mediante essa posição, a maioria dos pedagogos concorda que o processo de ensinar tem como consequência obrigatória a aprendizagem.

Objetivos do dom de ensinar

Os líderes do quíntuplo ministério, segundo Efésios 4.11-13, foram chamados com três objetivos específicos e ordenados: capacitar os santos; servir às necessidades da Igreja; e edificar o Corpo de Cristo. Mas o principal em relação à Igreja é, sem dúvida, conduzi-la à plena maturidade (Efésios 4.13). Como?

  • Que todos os crentes possam não apenas alcançar a fé em Cristo, mas a “unidade da fé”.
  • Que todos os crentes possam não apenas tem algum conhecimento a respeito de Cristo, mas ter o “pleno (epignosis) ou total conhecimento” do Filho de Deus.
  • Que todos os crentes possam não apenas crescer em Cristo, mas chegar “à medida da estatura completa de Cristo”.

Somente, então, irão tornar-se maduros. Literalmente, “irão tornar-se pessoas perfeitas e totalmente amadurecidas” (Cl1.28)

Voltar

Procurar no site

Que o Senhor Jesus te abençoe!