Uma família para receber a sua.

Assembleia de Deus em Marabá

26-08-2011 12:57

 A Assembléia de Deus Missão em Marabá foi fundada em 05 de Março de 1925, e nesses anos de atividades ininterruptas, sua triunfante história tem sido escrita numa trajetória de dinâmica surpreendente.

A história é uma saga que começa oficialmente em 18 de junho de 1911, em Belém do Pará, quando ocorreu a fundação da igreja. Dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, enviado por Deus, aqui chegaram com uma visão e um grande desafio: cumprir o "Ide" de Jesus e implantar a fé pentecostal no Brasil.

O trabalho foi crescendo, novos obreiros foram formados e muitos foram mandados por esse Brasil a fora, e eles foram; pois a mensagem do evangelho também ardia em seus corações. Como o trabalho cresceu em todo o país, poucos mais de 14 anos, após a fundação e oficialização da Assembléia de Deus em Belém- Pará, estava nascendo exatamente no dia 25 de março de 1925, a Assembléia de Deus Missão em Marabá. Acompanhando o rápido crescimento em que a igreja recém fundada vivia naquela época, os primeiros irmãos que aqui chegaram para dar início a esse árduo trabalho, encontraram aqui muitas dificuldades. Mas também um povo hospitaleiro, e que os receberam muito bem. Um dos temas principais dos primeiros obreiros que aqui chegaram era: JESUS SALVA, CURA, BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO E EM BREVE VOLTARÁ. Com essa tônica, pregava-se o evangelho com muita graça, poder e autoridade. E Jesus salvou a muitos, batizando-os com seu Espírito Santo.

Um dos primeiros obreiros que aqui chegaram e que deram início a essa que hoje é uma das mais expressivas obras de Deus nessa cidade, foi o casal Luiz de França Moreira e Maria Pinheiro Moreira, acompanhados dos irmãos Justo Gomes Jorge, os quais passaram a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com muita ousadia. Na proporção em que os irmãos iam falando do amor de Deus, os pecadores arrependiam-se de seus pecados confessando a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, e os enfermos eram curados pela oração da fé.

No dia 05 de março de 1925, contando com um número regular de crentes, foi realizado o primeiro batismo em águas oficializado pelo Pr. José Felintro, vindo diretamente de Belém por solicitação de Luiz Moreira. Na mesma data foi organizada oficialmente a igreja Evangélica Assembléia de Deus. Entre seus membros fundadores estão: o presbítero (responsável pelo trabalho) Luiz de França Moreira, sua esposa, a irmã Maria Pinheiro Moreira, Justo Gomes Jorge, Olímpio de Souza Cabral, Joana Coelho da Silva, Maria Coelho da Silva, Constância Coelho da Silva, Maria Menezes, Izabel Menezes, Eulálio Coutinho, Domingas Coutinho, Maximiano Menezes Freitas, Maria Freitas, Benvinda Luz, Raimunda Monção, Abílio Monção e Maria Jorge.

A igreja recém organizada não possuía templo e nem casa de oração própria. As reuniões de oração e louvor a Deus eram realizadas na casa do irmão Olímpio de Souza Carvalho, na Avenida Antonio Maia. O primeiro templo construído e inaugurado era localizado na Tv. São Félix, no local conhecido como Canto Verde, na Marabá Pioneira.

Luiz de França Moreira ainda estava à frente do trabalho quando chegou a Marabá o Pr. Amaro Pamplona Moraes a fim de realizar o segundo batismo em águas, pois na oportunidade um grande número de novos crentes manifestou o desejo de se tornarem membros da nova igreja.

Com o crescimento da igreja foi realizado o terceiro batismo em águas e desta vez o oficiante foi o pastor João Batista de Melo. Com o avanço da igreja local, o ministério da igreja em Belém, enviou o Pr. Miguel Martins, que substituiu o irmão Luiz de França Moreira, que  permaneceu apoiando o obreiro recém chegado. O Pr. Miguel assumiu o pastorado da igreja em 1942 e pastoreou o rebanho até o mês de novembro do mesmo ano. Na ocasião, ele foi substituído pelo Pr. Alcebíades Pereira Vasconcelos, que liderou a igreja até o mês de julho de 1943, data em que ele viajou para Belém a fim de servir àquela igreja. Pr. Alcebíades foi substituído pelo Pr. José Reis que ficou à frente do rebanho do Senhor por aproximadamente dois anos. Para substituí-lo chegou a Marabá o Pr. Francisco Jorge Evangelista, que ficou até o mês de março de 1946 e foi substituído pelo Pr. Alcebíades Pereira Vasconcelos, que assumia a igreja pela segunda vez, onde permaneceu até o dia 10 de junho de 1949. Poucos anos Pr. Alcebíades passou em Marabá, mas realizou um trabalho dinâmico e cooperou para que o trabalho da igreja crescesse. Possuía uma visão moderna da obra do Senhor e muito contribuiu para o desenvolvimento da igreja.

Após o breve período em que passou nesta igreja Pr. Alcebíades foi substituído pelo Pr. José Ferreira Ribeiro que chegou a fim de pastorear o rebanho do Senhor e dar continuidade a este glorioso trabalho, mas permaneceu entre nós por seis meses e em dezembro de 1950 foi substituído pelo Pr. Manoel Malaquias Furtado, que trabalhou incansavelmente junto a esta igreja até o mês de julho de 1953, sendo substituído pelo Pr. Emetério Bertoldo Gomes. Este permaneceu até o dia 29 de julho de 1957, mas sua esposa precisou de cuidados médicos e eles tiveram que deixar o campo de Marabá. Ele foi substituído pelo dinâmico Pr. João Pereira de Souza, que ficou à frente da igreja até o mês de junho de 1963 e, após receber a direção de Deus, viajou para outro campo de trabalho. João Pereira deixou a igreja provisoriamente, até que chegasse o obreiro que assumiria o trabalho, sob a responsabilidade do presbítero Jonas Barros do Amaral. O novo obreiro assumiu a igreja em 20 de agosto de 1963 e era o Pr. Raimundo Anselmo Borges. O amado Pr. Anselmo permaneceu por onze anos à frente da igreja em Marabá. Construiu o novo templo sede e a residência pastoral localizado na Tv. 13 de Maio, 213, no centro da cidade. Pr. Anselmo Borges também construiu uma congregação localizada no bairro Cidade Nova, conhecido na época como Templo Jarbas Passarinho.

O Pr. Anselmo Borges foi substituído pelo Pr. Ananias Gomes da Silva. Este assumiu a presidência desta igreja no dia 22 de dezembro de 1974. Novas congregações foram inauguradas a partir de então. Novos templos foram construídos: Novo Horizonte e Laranjeiras e a casa residencial ao lado do templo Cidade Nova. A igreja cresceu muito sob a liderança do Pr. Ananias, mas Deus o estava direcionando para assumir outro campo.

No dia 9 de abril de 1978, o Pr. Ananias Gomes e família despediram-se da igreja de Marabá. Logo após assumia o Pr. Itamar Cursino do Nascimento. Este conseguiu com muita dificuldade levantar uma congregação na vila Boa Sorte e estendeu até a localidade de Rio Preto e proximidades. Também organizou uma escola de música e comprou instrumentos para formar a Banda Doxologia no dia 16 de dezembro de 1979. Neste mesmo dia assumia a igreja o Pr. Jônatas Moraes Cavalcante.

Pr. Jônatas realizou um trabalho admirável na igreja de Marabá contribuindo para o crescimento dessa obra. Durante os 19 anos em que esteve à frente deste rebanho, o trabalho se estendeu por outras localidades do sul e sudeste do Estado. Foram inauguradas várias congregações e pontos de pregação em Marabá. Também foram feitas a emancipação de várias igrejas nos municípios de Curionópolis, Vila Santa Fé, Vila Boa Sorte, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Serra Pelada, Vila Rio Vermelho e Vila Itainópolis.

    Após 19 anos e 03 meses à frente desta igreja, o Pr. Jônatas Moraes Cavalcante passou a liderança da mesma ao Pr. José Costa (in memorian), que permaneceu por 4 anos. Após esse período assumiu a presidência da igreja local o Pr. Sales Batista de Souza, que é o atual pastor presidente.

 Pastor Sales Batista de Sousa, que assumiu a Igreja  Assembléia de Deus Missão, no dia 25 de agosto de 2003 é casado com irmã Raquel Viégas e tem dois filhos: o pastor Kennedy Salles e Kelly Raquel. Kennedy que por sua vez é casado com Jaquelline de Souza. 

    A AD Missão na cidade de Marabá foi pioneira na expansão do evangelho no sul e sudeste do estado do Pará. Um exemplo disto são as igrejas levantadas por toda esta região, que foram fruto deste grandioso trabalho, por meio dos pastores que por aqui passaram. Também realizou trabalho missionário em algumas cidades do nordeste do Brasil e até no Goiás. Além de uma aldeia indígena no Maranhão que foi alcançada por missionários marabaenses durante alguns anos.

Para o pastor Sales Batista a Assembléia de Deus Missão vive um momento especial na área de missões transculturais. Nos próximos anos, um dos objetivos da igreja é alcançar  outros países enviando missionários. Atualmente a igreja mantém 04 famílias fora do Brasil, mais precisamente em Venezuela, Bolívia, Chile e Peru.

Atualmente são 112 templos com objetivo de chegar a 115 até o final de 2011, eles estão espalhados estrategicamente em todos os bairros da cidade. O ministério local é composto de mais de 100 pastores, incluindo os convencionais, aproximadamente 800 diáconos, o quadro de membros e congregados atualmente está em aproximadamente 15.000 fiéis atuantes. A igreja está organizada em 04 núcleos, que são ele: núcleo I e II na cidade nova, e III na Marabá pioneira (centro) e IV na nova Marabá, e conta com 03 Superintendentes, que cuida dos respectivos núcleos.

Voltar

Procurar no site

Que o Senhor Jesus te abençoe!